GOMES, Ana Silvia Carvalho Ribeiro
Modelos didáticos dos professores: conhecimentos implícitos e explícitos de professores de Química em exercício
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP, 2014. 105p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Silvia Regina Quuijadas Aro Zuliani).
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Resumo |
Pesquisas apontam para uma renovação no modelo formativo dos professores. Isso porque eles acabam se apropriando de crenças muito elaboradas sobre o processo de ensino e aprendizagem, porém ao adentrar no trabalho cotidiano utilizam uma prática construída a partir de suas experiências nos seus anos de escolaridade e pela apropriação de discursos formativos, normalmente tradicionais. Neste sentido, a pesquisa investiga quais os conhecimentos implícitos e explícitos de três professores de Química em exercício que participavam de um curso de formação continuada oferecida pelo Grupo de Pesquisa Ensino de Química, Investigação Orientada, Linguagens e Formação Docente, cadastrado no CNPq e vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências, UNESP- Campus de Bauru em parceria com a Escola de Formação e Aprimoramento Profissional (EFAP). Averiguou-se também, quais convergências e divergências entre o discurso dos professores e sua ação em sala de aula. Isso foi possível a partir da identificação dos Modelos Didáticos presentes na fala e na ação dos professores. Os dados foram coletados através de um Instrumento elaborado por Novais (2009), da elaboração de um Plano de Ensino e a observação das aulas dos professores. Por meio dos dados coletados pôde-se perceber que os professores apresentam dificuldades em manter uma coerência mais íntima entre suas ações e ideias expressas por escrito. Assim, demonstram, de maneira geral, se apropriarem de um discurso pedagógico elaborado, o qual não se reflete de maneira integral e consciente em suas atividades em sala de aula.
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