Modelos didáticos de professores de Química: um estudo em escolas de Uruguaiana

FERNANDES, Francisco Robalo
Modelos didáticos de professores de Química: um estudo em escolas de Uruguaiana
Porto Alegre/RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Educação, 2001. 72p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Roque Moraes).

Resumo A presente pesquisa buscou investigar os modelos didáticos dos professores de Química do ensino médio das escolas estaduais e particulares do município de Uruguaiana. Os participantes do estudo foram oito professores, sendo que três possuem Licenciatura em Química e cinco são licenciados em Ciências Biológicas e lecionam na disciplina, todos atuando em sala de aula há mais de três anos. As entrevistas foram realizadas em duas etapas, focalizando questões abertas a partir de categorias predeterminadas: concepção de Ciência, metodologia, conteúdos e avaliação. Na primeira etapa das entrevistas os professores posicionaram-se, por escrito, a partir de questionamentos diretamente ligados às categorias. Posteriormente houve retorno aos entrevistados para complementação de dados. Através da análise das entrevistas concluiu-se que os professores, em relação às categorias pesquisadas, apresentam modelos didáticos fundamentados essencialmente em métodos tradicionais de educação. Em relação à concepção de Ciência foi possível verificar grandes dificuldades, por parte dos professores, para elaboração e caracterização do que é Ciência. A totalidade dos professores entende a Ciência para o fazer, para a compreensão de fenômenos, resolução de problemas, etc. Os entrevistados não demonstraram possuir uma visão moderna de Ciência. As conclusões, embora apontem para métodos caracteristicamente tradicionais, mostram a existência de indicadores que demonstram uma certa insatisfação dos professores com os resultados alcançados em seu trabalho docente. Alguns entrevistados sentem a necessidade de mudanças para que o processo se torne mais adequado às necessidades e realidade atuais.