LEAL, Christiano Carvalho
Modelo atômico e interação da radiação com a matéria: concepções de um grupo de alunos do ensino médio
/RJ, Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Ciências Naturais, 2006. 212p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Marilia Paixão Linhares).
|
Resumo |
Esse trabalho de pesquisa consiste na elaboração e realização de uma experiência didática sobre modelos atômicos e interação da radiação com a matéria junto a um grupo de 39 alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública. Esse grupo foi identificado como grupo experimental. A teoria de aprendizagem significativa foi o referencial teórico que embasou o desenvolvimento dessa pesquisa. Antes da realização da experiência foi feito um levantamento, através de um questionário, das concepções de 380 estudantes de algumas escolas públicas sobre os temas. Esse grupo de estudantes foi identificado como grupo controle, e os dados obtidos no levantamento além de auxiliarem na elaboração da experiência didática, serviram como uma base de dados para comparação com os resultados obtidos pelos alunos do grupo controle após a realização da experiência didática. Durante a experiência didática foram utilizados como recursos didáticos dois experimentos confeccionados com materiais de baixo custo e uma série de vídeos sobre o tema modelos atômicos. A grande importância dos temas modelos atômicos e interação da radiação com a matéria para a tecnologia atual, muito presente no cotidiano dos estudantes, motivaram sua apresentação. Um fator motivador também foi a sua recomendação para o ensino médio, presente nas orientações legais (BRASIL, 2002). Após a realização da experiência didática foi verificada, através do pósteste e da análise dos diálogos ocorridos durante a experiência, evolução nas concepções dos estudantes sobre os temas.
|