Modelagem e suas contribuições para o ensino de ciências: uma análise no estudo de equilíbrio químico

FERREIRA, Poliana Flávia Maia
Modelagem e suas contribuições para o ensino de ciências: uma análise no estudo de equilíbrio químico
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Educação, 2006. 268p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosária da Silva Justi).

Resumo Nas últimas décadas, a partir da crença de que a alfabetização científica deve incluir uma compreensão sobre a natureza e os processos através dos quais o conhecimento científico se desenvolve, pesquisadores têm enfatizado a importância de os processos de ensino e aprendizagem serem conduzidos a partir de uma perspectiva fundamentada na construção de modelos. Nesse sentido, o envolvimento de alunos (de todos os níveis educacionais) em atividades de modelagem emerge como uma parte essencial de uma abordagem mais ampla para o ensino. Nessa perspectiva, uma proposta para o ensino de equilíbrio químico foi elaborada a partir do diagrama ‘modelo de modelagem’. Esta pesquisa apresenta e discute como os alunos construíram uma visão qualitativa de equilíbrio químico quando envolvidos em um processo de ensino que favoreceu a elaboração, teste e discussão de modelos concretos que eles construíram na tentativa de explicar sistemas em equilíbrio. A pesquisa também discute a aprendizagem dos alunos sobre modelos e modelagem enquanto envolvidos nesse processo de ensino, assim como a visão que os próprios alunos tiveram sobre seus processos de aprendizagem. O estudo foi conduzido como uma pesquisa-ação em uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola federal (alunos com idades entre 14-15 anos). Os dados foram coletados a partir de materiais escritos produzidos pelos alunos durante todo o processo, gravações em vídeo de todas as aulas e gravações em áudio das discussões em cada grupo de alunos. A partir da análise dos dados escritos e da participação dos alunos nas discussões, um estudo de caso foi redigido para cada grupo. A análise desses estudos de caso permitiu discutir não só sobre a aprendizagem dos alunos, mas também sobre as contribuições de cada uma das etapas do processo de ensino. O fato de o processo de ensino ter-se fundamentado no diagrama implica que a transposição de seus elementos para o ensino contribuiu para a aprendizagem na medida em que foram promovidas oportunidades para: o estabelecimento de relações entre conhecimentos prévios e novas evidências empíricas, a expressão dos modelos dos alunos em forma concreta, e a discussão de tais modelos a fim de avaliar suas adequações. Os resultados desta pesquisa também suportam recomendações para que outros conceitos químicos sejam ensinados de maneira similar e outras pesquisas sejam conduzidas nesta área a fim de ampliar o conhecimento sobre o ensino de ciências fundamentado em modelagem.