Medida do desempenho em aulas práticas de laboratório de Química, na área psicomotora

AZEVEDO, Elisa Carneiro
Medida do desempenho em aulas práticas de laboratório de Química, na área psicomotora
Rio de Janeiro/RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Educação, 1988. 132p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lígia Gomes Elliot).

Resumo Objetiva construir e validar instrumentos - fichas de observação - para avaliar desempenho de alunos em aulas práticas de laboratório de Química. Levanta as habilidades básicas para o desempenho em laboratório. Elabora e avalia as fichas em um pré-teste, reelaborando-as a seguir. Por fim, determina a validade e a fidedignidade dos instrumentos construídos. Concluí que as fichas elaboradas - para avaliação formativa e para avaliação somativa - possuem validade de conteúdo e seus itens apresentam um alto índice de fidedignidade. Segundo o julgamento dos professores que aplicaram as fichas, estas apresentam qualidade de usabilidade, pois permite aplicação à avaliação de desempenho em aulas práticas, finalidade a que se destinam.