Mediação da informação na modalidade de educação à distância: um estudo de caso sobre o Curso de Licenciatura em Química da Rede UNEB-UAB

SILVA, Anna Karina Rosa Correia
Mediação da informação na modalidade de educação à distância: um estudo de caso sobre o Curso de Licenciatura em Química da Rede UNEB-UAB
Salvador/BA, Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2014. 101p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Lídia Maria Batista Brandão Tountain).

Resumo Na sociedade contemporânea, a Educação a Distância se caracteriza como importante modalidade de ensino e tem levantado grandes discussões acerca dos processos de construção do conhecimento. Nesse contexto, a mediação pedagógica e informacional assume papel relevante para o sucesso da aprendizagem a distância, o que justificou a escolha do tema, “Mediação da informação na modalidade educação a distância”.Considerando esta abordagem, o objetivo geral desta pesquisa é “investigar e analisar o modelo de mediação da informação adotado por bibliotecários e tutores a distância que atuaram nas disciplinas em reoferta, e que são vinculados ao polo da cidade de Lauro de Freitas-Bahia”. Para isso, a metodologia utilizada foi o estudo de caso descritivo com uma abordagem qualitativa, e o universo selecionado para a investigação é aUniversidade do Estado da Bahia – UNEB em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, instituição integrante do grupo de universidades públicas que oferecem cursos a distância em diversos municípios brasileiros, através do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB). Dentro desse universo, a questão que a pesquisa buscou responder foi se a mediação da informação realizada por tutores e bibliotecários corresponde aos indicadores de qualidade de uma boa mediação. A amostra foi composta por cinco (5) disciplinas que obtiveram os maiores índices de reprovação, dentre as que foram reofertadaspelo Curso de Licenciatura em Química, além da biblioteca localizada no polo pertencente ao município de Lauro de Freitas, perfazendo um total de cinco (5) tutores a distância (TD) e um (1) Bibliotecário. Todos trabalharam diretamente com a mediação da informação dos alunos vinculados ao referido polo. Esta pesquisa envolveuaspectos teóricos e metodológicos que constituem o processo mediação pedagógica e informacional na modalidade de Educação a Distância. Os resultados obtidos indicam que tutores a distância e bibliotecário não oferecemaos estudantes uma mediação da informaçãocoerente com os indicadores de qualidade de uma boa mediação. Por fim, esta investigação sugere reestruturação de processos, investimento em tecnologias, atualização do acervo, acessibilidade, entre outras.