CESAR, Janaína
Material instrucional para química geral experimental: uma contribuição à universidade aberta do Brasil
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Química, 2008. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: João Carlos de Andrade).
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Resumo |
A modalidade de ensino semipresencial está sendo adotada estrategicamente pelo governo para suprir o déficit de professores em diferentes áreas, inclusive de química. Diante disso, desenvolveu-se um Material Instrucional que visa colaborar com as disciplinas de química geral dos cursos de Licenciatura em química a serem oferecidos através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para esse próposito, inicialmente procurou-se conhecer a situação do Ensino à Distância no Brasil e em outros países, apresentar como funciona a dinâmica dessa modalidade em algumas universidades e mostrar diferentes estudos de caso envolvendo a área de química. Uma pesquisa mais detalhada foi realizada envolvendo a UAB, em que procurou-se conhecer desde a sua proposta inicial (justificativa, público alvo, processo de seleção dos cursos, etc.) até a dinâmica dos Pólos de Apoio Presencial de Ensino em que serão ministradas, por exemplo, as aulas experimentais dos cursos de química, física, biologia, etc.. Nesse sentido, como estratégia para o presente trabalho, optou-se por reaproveitar experimentos clássicos da disciplina de Química Geral (ou já conhecidos de alguma forma) em que fosse possível contextualizar uma quantidade significativa de conceitos teóricos da disciplina em questão e disponibilizá-los posteriormente na Internet como um material de apoio. Todo o conteúdo foi redigido de maneira que o aluno tenha uma ampla visão do assunto a ser abordado, não se limitando apenas ao roteiro experimental das atividades práticas a serem realizadas nos Laboratórios Pedagógicos de Ensino.
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