MAPEAMENTO DA PESQUISA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL (2000-2010)

SILVA, Osmair Benedito da
MAPEAMENTO DA PESQUISA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO BRASIL (2000-2010)
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2013. Tese de Doutorado. (Orientador: Salete Linhares Queiroz).

Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar a produção acadêmica expressa em dissertações e teses sobre a formação de professores de Química, defendidas em Programas de Pós-Graduação em Química, Educação e em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil (CAPES - Área 4, 38 e 46), entre 2000 e 2010. Foram analisadas 104 dissertações e 33 teses em sua integralidade com base nos seguintes descritores: ano de defesa; grau de titulação acadêmica; região geográfica, instituição e Programa de Pós-Graduação de origem; orientador e autor; nível de escolaridade; foco temático; gênero acadêmico. Os resultados apontam para a consolidação da área de pesquisa em formação de professores de Química no país com a verificação do aumento da produção no período investigado. No conjunto dos trabalhos predomina a produção da USP (20,5%), seguida da UFRN (7,5%), UNESP/Bauru (5,8%) e UFSCar (4,4%), embora existam também dissertações de mestrado defendidas em todas as regiões geográficas brasileiras. Em contraponto, na maioria delas, especialmente na região Norte, são poucos os pesquisadores que atuam com vigor e regularidade na área, sugerindo a necessidade de nucleação de novos grupos de investigação. Quanto à produção bibliográfica referente às dissertações e teses, foram produzidos: 87 artigos, 194 trabalhos completos; 17 capítulos de livros e sete livros. Os níveis de escolaridade privilegiados nos trabalhos foram o Ensino Superior (54,6%) e Ensino Médio (36,5%), ao passo que os temas mais pesquisados foram a formação inicial (56,2%) e formação continuada (24,1%). Em menor proporção foram localizados trabalhos sobre a identidade e profissionalização docente (9,5%) e a prática pedagógica docente (3,6%). Os assuntos mais recorrentes com relação à formação inicial foram os relativos aos cursos de licenciatura, e no que se refere à formação continuada foram privilegiados aqueles que trataram das concepções dos professores. O gênero acadêmico privilegiado foi a pesquisa. A metodologia de pesquisa que se destacou foi a metodologia qualitativa, em especial ancorada na realização de análises de conteúdo e estudos de caso. Desta forma, o presente estudo foi desenvolvido com o intuito de contribuir para o progresso das discussões sobre a formação de professores de Química no nosso país e de provocar inquietações quanto às pesquisas que já foram desenvolvidas e aquelas que ainda podem vir a ser realizadas sobre o assunto.