MOTA, Ronaldo Nascimento
MAPAS CONCEITUAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE AS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 1 SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2013. 209p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Dácio Rodney Hartwing).
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Resumo |
O presente trabalho investigou a elaboração de mapas conceituais e resolução dos respectivos problemas relacionados ao tópico interações intermoleculares por alunos do primeiro ano do ensino médio da escola Colégio Cecília Meireles da rede particular de São Carlos. Para isso foram usados como fundamentação teórica a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Mapas Conceituais e Resolução de Problemas. Para a realização dessa pesquisa se fez uso da elaboração de Mapas Conceituais utilizando uma lista de conceitos extraídos dos respectivos problemas e que são relevantes para a sua resolução, além da construção do Mapa de Referência de acordo com a proposta de Joseph Novak. Os alunos ao fazerem os mapas organizaram hierarquicamente os conteúdos listados, e, de acordo com o princípio da diferenciação progressiva determinou-se as principais deficiências conceituais. A resolução dos problemas constituiu-se em outro instrumento para o mapeamento cognitivo, pois os alunos revelam a forma como estão organizados os conceito em sua mente por meio da aplicação na resolução do problema. Os resultados obtidos com os mapas conceituais foram usados para traçar a estruturação cognitiva e confrontados às análises das resoluções dos problemas, determinando-se aspectos qualitativos e quantitativos em relação à estruturação conceitual e às semelhanças nos resultados entre os dois instrumentos. Determinou-se a correlação de Pearson entre os resultados dos mapas e da resolução dos problemas, obtendo-se uma fraca correlação entre os dois instrumentos. A razão para isso não é conclusivo no âmbito da presente pesquisa e a discussão pertinente origina trabalhos posteriores. As análises qualitativas mostraram que os dois instrumentos são capazes de determinar a estruturação cognitiva dos conceitos e indicar as suas deficiências.
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