Livros didáticos: obstáculos aos aprendizados da ciência Química

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro
Livros didáticos: obstáculos aos aprendizados da ciência Química
Rio de Janeiro/RJ, Fundação Getulio Vargas, FGV, Instituto de Estudos Avançados em Educação, 1990. 303p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Américo Motta Pessanha, Letícia Parente).

Resumo Analisa, do ponto de vista epistemológico e histórico, o ensino de Química no Brasil. Seleciona 107 livros didáticos adotados nas três séries do 2o grau, de 1931 a 1990. Como referencial teórico utiliza a epistemologia de Bachelard, havendo destaque para a categoria obstáculo epistemológico, compreendido como os entraves, inerentes ao próprio conhecimento científico, que bloqueiam a compreensão e o desenvolvimento da ciência. Dentre os diferentes tipos de obstáculos destaca o animismo, o realismo, o substancialismo e o verbalismo. Procura não apenas identificar exemplos desses obstáculos e dos equívocos que provocam nos mais diferentes assuntos, como discutir o porquê do surgimento dos mesmos. Conclui haver inversão de objetivos entre o período até meados da década de 60 - marcada pela inovação educacional - e o período posterior. No primeiro período há evidências de obstáculos epistemológicos oriundos da própria concepção de ciência vigente, ainda marcada por referenciais pré-cientificistas. No período posterior, especialmente após 68, há proliferação ainda maior das metáforas realistas e animistas, devido ao fato de serem utilizadas enquanto estratégia pedagógica frente aos assuntos de maior abstração. Na ânsia de tornar fácil a inerente dificuldade da ciência, construindo a ponte entre o conhecimento comum e o conhecimento científico, tão criticada por Bachelard, procede-se a divulgação da não-ciência e do irracional, osbtaculizando o aprendizado da Química.