Livros didáticos de Química: uma análise das percepções do estudante

BOTAR, Eva Maria
Livros didáticos de Química: uma análise das percepções do estudante
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 1995. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Florêncio Rodrigues Júnior).

Resumo Objetiva apresentar o livro didático de Química, segundo as percepções de seu usuário, o estudante. Parte da proposição de que um maior conhecimento acerca destas percepções permite avanços rumo à demonstração e otimização da produção, análise e utilização do livro didático de Química. Inicialmente faz entrevistas com os estudantes, por amostragem intencional e a técnica do incidente crítico (Flanagan, 1954). Deste material, elabora um questionário aplicado por amostragem aleatória a alunos do curso de educação geral do ensino médio da rede pública do DF. A análise dos dados segue um caráter exploratório e interpretativo dos significados atribuídos pelo estudante-usuário do livro didático de Química com recursos qualitativos e quantitativos combinados, tais como os da análise de conteúdo e da análise fatorial. Evidencia quatro fatores mais significativos: a) o caráter didático do livro didático de Química; b) elementos condicionantes da importância do livro; c) aspectos de praticidade; d) aspectos de aprendizagem criativa. Destaca a utilização dialógica do livro didático de Química, tanto na sala de aula como fora dela. As entrevistas e os dados quantitativos sugerem uma ressonância entre as percepções do estudante, as tendências contemporâneas de ensino das Ciências e a concepção de educação como aprendizagem significativa da cultura.