LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA - PNLD/2012

TURIN, Jussara
LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA - PNLD/2012
/PR, Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2013. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Joanez Aparecida Aires).

Resumo Tendo em vista a importância do Livro Didático na educação brasileira e os altos investimentos do Governo Federal na operacionalização do Programa Nacional do Livro Didático, esta pesquisa tem por objeto de estudo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e neste o Livro Didático de Química. Buscou-se investigar fatores que influenciaram o professor de Química na escolha do Livro Didático aprovado no PNLD/2012. A pesquisa faz parte do Programa Observatório da Educação - Edital 01/2008 - SECAD/INEP/CAPES, Projeto 3284, intitulado "Inovações Educacionais e Políticas Públicas para Melhoria da Educação no Brasil" a qual tem como objetivo analisar os impactos das políticas educacionais nas redes escolares. O interesse desta pesquisa foi de investigar a efetividade da Política Pública do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2012, cuja proposta é a de que o professor da Educação Básica escolha livros, a partir de uma seleção de obras didáticas que passam por uma avaliação criteriosa, proposta pelo MEC/SEB realizada por especialistas, e a partir de então, são selecionados os livros para a escolha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados desta pesquisa foram produzidos a partir de documentos acerca do Livro Didático, aplicação de questionário para cento e trinta e dois professores e entrevista com dez professores, todos docentes da disciplina escolar Química da Educação Básica da rede estadual do Paraná. Para a análise das entrevistas, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Obtivemos como resultados dos fatores de influência no processo de escolha, a pouca utilização do Guia PNLD, as interferências das editoras, a aspectos relacionados à formação do professor. Nesse sentido, percebe-se que o PNLD necessita de reorganização quanto a sua operacionalização, principalmente no que diz respeito a comunicação entre o MEC/SEB e a escola.