Ligando as idéias dos alunos à ciência escolar: analise do ensino de ligação iônica por modelagem

MENDONÇA, Paula Cristina Cardoso
Ligando as idéias dos alunos à ciência escolar: analise do ensino de ligação iônica por modelagem
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2008. 298p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosária da Silva Justi).

Resumo As propostas atuais para o ensino de ciências defendem a inserção dos alunos em atividades que objetivem a percepção da ciência como um construto humano, dinâmico e não linear. Nessa perspectiva, atividades de modelagem para o tema ligação iônica foram produzidas nesse trabalho. A escolha por esse tema se deveu à existência de freqüentes concepções alternativas por parte dos alunos e à necessidade de exploração de modelos, em virtude da natureza abstrata do tema. Na elaboração das atividades utilizou-se o diagrama Modelo de Modelagem como suporte teórico. Nesse trabalho a estratégia de ensino é apresentada e discutida, de forma a evidenciar como ela favoreceu a aprendizagem dos alunos sobre ligação iônica e sobre modelos. Destacamos também a visão dos alunos sobre o próprio aprendizado. Eu era a professora da turma pesquisada (1o ano do ensino médio de uma escola estadual) desde o início do ano letivo. Tal turma era constituída por 15 alunos que tinham idades variando entre 18 a 50 anos e que, durante as atividades de modelagem, trabalharam em grupos. Os dados consistiram das atividades escritas e modelos produzidos no processo de ensino, da avaliação final de conteúdo, da filmagem das aulas, das observações e notas de campo da professora e da pesquisadora responsável pela filmagem. A partir da análise dos dados foram gerados estudos de caso para cada um dos grupos. Os estudos de caso foram analisados observando-se quais elementos da estratégia de ensino favoreceram a aprendizagem de conteúdo e sobre modelos dos alunos. Tais elementos foram identificados como sendo de duas naturezas: (i) teórica, isto é, do diagrama Modelo de Modelagem: relações entre idéias prévias e novos dados, expressões distintas de modelos, julgamento de modelos e (ii) metodológica: papel moderador da professora e trabalho em grupo. Com base na análise, verificou-se a potencialidade do uso desse diagrama como alicerce no ensino fundamentado em modelagem. Os resultados dessa pesquisa suportam recomendações para o ensino de ligação química nos níveis médio e superior e para futuras pesquisas, principalmente a necessidade de estudos similares no nível fundamental e de construção de instrumentos para avaliar o conhecimento em modelagem dos alunos.