Ligações hidrogênio no cotidiano: Uma contribuição para o Ensino de Química

REIS, Adriano de Souza
Ligações hidrogênio no cotidiano: Uma contribuição para o Ensino de Química
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2008. 182p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Pedro Faria dos Santos Filho).

Resumo Esta dissertação possui um enfoque voltado para o ensino de química, abordando situações cotidianas de pessoas comuns, visando a interpretação destas situações do ponto de vista químico. O objetivo maior do trabalho é a produção de um material que seja útil para professores e alunos, particularmente os professores de química que atuam no nível médio e nível superior. Todas as discussões enfocam interações químicas, especialmente, ligações hidrogênio. Vários contextos são utilizados, tais como química ácido-base, capilaridade, formação do DNA e mutações genéticas, água líquida e sua participação em diversos fenômenos, química da sensação dos sabores doce e amargo, além de outras situações corriqueiras. Todas as situações abordadas são utilizadas não como objetos de estudo, mas sim como meio para se discutir alguns aspectos, propriedades e características das ligações hidrogênio. Além de discutirmos sobre o melhor modelo para entender ligações hidrogênio, e como abordá-lo em diferentes níveis, o texto possui uma seqüência em que as principais propriedades das ligações hidrogênio vão sendo colocadas, gradativamente, em diferentes contextos. O modelo puramente eletrostático para a ligação hidrogênio é utilizado para explicar algumas situações interessantes, como por exemplo, por que depois de cortar fatias de um queijo, elas se unem após algum tempo no interior de uma geladeira? Queremos mostrar que o modelo eletrostático, por apresentar apenas essa componente, não é conveniente para tentar explicar alguns fenômenos. Este modelo “tradicional” é questionado e repensado por não satisfazer, completamente, o entendimento do fenômeno. Desta maneira, passamos a outra situação em que o modelo utilizado é o eletrostático com contribuição covalente. Assim, novos argumentos são utilizados para explicar a ligação hidrogênio, tornando o modelo mais complexo e, principalmente, apresentando outras idéias, além dos “pontinhos” (X – H ......... X), normalmente utilizados para representar a contribuição puramente eletrostática desta interação. Ao longo do texto, as várias propriedades das ligações hidrogênio são apresentadas e discutidas, em função desse modelo eletrostático com caráter covalente. As principais propriedades são: linearidade, ângulo, comprimento da ligação, geometria, cooperatividade de ligações hidrogênio, força da interação, fenômeno intramolecular, ligação di-hidrogênio, participação de metais nas interações, transferência de informação e mecanismo de Grotthus e ressonância de ligações hidrogênio. A intenção é que o texto seja formador de conhecimento, e ressalte a necessidade de aprender ligações hidrogênio. Almejamos que ele seja organizador e norteador, que instigue a curiosidade, com a função de ensinar química, mas que também gere dúvidas e questionamentos sobre o tema.