Licenciatura em química em um campus da Rede Fereral de educação profissional, científica e tecnológica da região Nordeste.

FILHO, ANTONIO MENESES
Licenciatura em química em um campus da Rede Fereral de educação profissional, científica e tecnológica da região Nordeste.
Catu/BA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO, IFMA, 2017. 155p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: MARIA ADELIA DA COSTA).

Resumo Esta pesquisa teve por objetivo compreender a organização do Curso de Licenciatura em Química do IFMA – Campus Codó, tendo em vista à formação dos alunos-professorandos para atuarem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contemplada por meio do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta de dados consistiram em: levantamento da produção acadêmico-intelectual; uma pesquisa documental nas legislações e normativas oficiais, como por exemplo, a Lei nº 11.892/2008, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/1996, Resolução CNE/CEB nº 06/2012 e Resolução CNE/CEB nº 02/2015, bem como a outros documentos legais do Estado brasileiro e nos documentos institucionais, como o PPC, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Político Institucional (PPI). Além disso, essa pesquisa contou com uma visita ao campo empírico e uma entrevista semiestruturada com a Coordenação do Curso. De posse desses dados, fez-se uma análise, de modo atender ao objetivo da pesquisa. Para que se compreendessem as concepções da EPT, fundamentou-se nos estudos de Costa (2016), Machado (2008), Moura (2008), Oliveira, M., (2008; 2010; 2013), bem como outros autores, os quais têm desenvolvido relevantes pesquisas na área. O resultado da pesquisa constatou que a formação de professores do Curso se organiza para atender a uma demanda deficitária de professores de Química para atuarem nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na Educação Básica (EB), de modo a suprir esse déficit no Município de Codó, sobretudo na zona rural. Constatou-se também que essa formação tem como concepção um projeto de desenvolvimento dos arranjos locais do IFMA, sustentado na promoção da justiça social, sobretudo, por força de lei, ao ofertar disciplinas como LIBRAS, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Educação especial, com foco na inclusão social. No entanto, percebeu que o PPC não apreende a formação para atuar também na EPT, embora o tenha trazido essa concepção na matriz curricular por meio de uma disciplina do núcleo Pedagógico. Constatou-se também o não entendimento deste campo educacional como uma modalidade da Educação Básica
Nível ES
URL https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/catu/files/2019/03/Licenciatura-em-Qu%C3%ADmica-PPC-2017-2018-pos-consup-12-04-18-final.pdf