BATISTA, SILVIA PELIÇÃO
LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
/ES, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, 2016. 136p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Ana Nery Furlan Mendes).
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Resumo |
Este estudo aborda um processo de reflexão e construção desenvolvido diante de atores e cenas que constituem as diversidades do ambiente escolar para o ensino de Química, bem como a relevância ministrada no ensino de química, pelas relações de poder, descritas por meio do tempo diante das reformas educacionais de Gustavo Capanema e Francisco Campos. Os atores desses ambientes são entendidos como pessoas que constituem a comunidade escolar, em especial professores e alunos, e as cenas são as relações de poder, as organizações curriculares, as avaliações do conhecimento apresentado pelos alunos e as leis que as fundamentam, a exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Essa pesquisa se desenvolveu em espaços diferenciados diante do contexto histórico e nas escolhas das teorias curriculares dos professores da cidade de São Mateus-ES, com o objetivo de encontrar convergências entre atores e cenas que se comunicam nesse ambiente escolar, para construir e desenvolver uma proposta de ensino de química na qual pudesse aproximar os atores e cenas na construção de conhecimentos significativos para os alunos, por meio dos conhecimentos escolares para o ensino de Química . O desenvolvimento do estudo permitiu analisar os seguintes aspectos: a) a análise do contexto histórico entre as reformas indicadas importante para a educação; b) o pluralismo dos saberes docente proposto por Maurice Tardif (2005) e as escolhas das teorias curriculares no desenvolvimento das práticas de sala de aula; c) a análise e avaliação do desenvolvimento de uma proposta metodológica, Leitura de Artigos Científicos, como contribuintes no processo ensino aprendizagem de química para os alunos das séries finais do Ensino Médio. A pesquisa é de natureza interpretativa exploratória e quantitativa, orientada pelos pressupostos da pesquisa-ação. Os dados descritivos dessa pesquisa foram produzidos a partir de questionários, atividades descritivas, construção de fluxogramas conceituais, gravações em áudios, entrevistas e vídeos aulas. O trabalho envolveu 13 professores de química do ensino médio e 242 alunos de duas escolas públicas das séries finais do Ensino Médio da cidade de São Mateus-ES no período anual entre 2014 a 2015. A principal contribuição dessa dissertação é refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e propor, na Leitura de artigos Científicos, um norteador das teorias curriculares críticas, (re)significando, em especial, o ensino de Química.
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