MOREIRA, Nelson dos Santos
Lavoisier, da Alquimia à Química Moderna: Teatro para a Popularização Científica e a Educação em Ciência
Niterói/RJ, Universidade Federal Fluminense, UFF, 2014. 106p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maura Ventura Chinelli).
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Resumo |
O principal objetivo desta dissertação foi fazer uma articulação entre ciência e arte para ressaltar a vida e a obra Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o contexto histórico que marcou a transição da Alquimia para a Química moderna e, mais importante, para tornar o ensino de Química mais palatável, interdisciplinar e contextualizado historicamente. Nosso enfoque na encenação de uma passagem da história da Química advém de nossa própria história pessoal e profissional, tanto como professor de Química em colégios públicos e privados, quanto como ator e diretor de peças teatrais de cunho literário e educativo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza histórica sobre a vida e a obra de Lavosier, sobre a passagem da Alquimia para a Química moderna e um breve histórico da Divulgação Científica e das iniciativas de se usar o Teatro como ferramenta didática. A partir desta pesquisa bibliográfica foi construído um texto para servir de subsídio para a produção de um esquete teatral sobre a mesma temática. Encenamos e apresentamos a peça em vários espaços e realizamos uma pesquisa com o intuito de avaliar nosso trabalho. Construímos um texto de Teatro que pretende ser uma articulação entre Ciência e Arte, cujo principal protagonista foi Antoine Lavosier. Em nossas avaliações pudemos constatar a importância dessa linguagem como instrumento de divulgação cientifica e de aprendizado sobre ciência:os espectadores, de modo geral, compreenderam as discussões a respeito da teoria do oxigênio e as discussões epistemológicas que envolvem a construção do conhecimento cientifico. Como conclusão temos que o teatro oferece um leque de possibilidades para a popularização científica e a educação em ciência.
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