Laboratórios de ensino de Química: Educação Ambiental através do plano de controle de rejeitos no curso profissionalizante

FLACH, Maria Cristina Sallas
Laboratórios de ensino de Química: Educação Ambiental através do plano de controle de rejeitos no curso profissionalizante
Porto Alegre/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2001. 153p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Cornélia Eckert).

Resumo Este estudo visa refletir sobre os procedimentos práticos referentes aos cuidados ambientais, no âmbito de unidades escolares de ensino profissionalizante em Química, no RS. A partir de uma pesquisa desenvolvida nestas escolas, propõe-se a elaboração de um plano para o controle dos rejeitos químicos gerados nos laboratórios de ensino de Química. A discussão é feita seguindo as técnicas aplicadas na disciplina de Análise Química na Escola Estadual São João Batista e sugere-se procedimentos de menor impacto poluente no processo de ensino e aprendizagem para a formação do profissional técnico em Química. A fim de caracterizar o curso Técnico em Química cada instituição foi questionada sobre sua organização curricular, perfil profissional trabalhado e principais ramos industriais atendidos, bem como sobre os métodos usados na disciplina que inicia o aprendizado nos laboratórios de ensino: a Análise Química. As instituições também foram visitadas para conhecer a situação destes laboratórios e, principalmente, o destino dos rejeitos gerados. As possibilidades de destino para a maioria dos rejeitos químicos é seu reaproveitamento; ou então seu retorno para a mesma atividade ou seu reprocesso. A interpretação dos fenômenos ocorridos durante as atividades práticas da análise qualitativa se dá através do equacionamento de reações químicas, verificação de espécies presentes em solução e caracterização dos rejeitos formados. Este conjunto de informações possibilita sistematizar uma seqüência de opções, surgindo a proposta de um plano de controle que pode ser usado para qualificar a técnica aplicada quanto aos padrões ambientais. Os resultados obtidos demonstram a heterogeneidade das instituições; entretanto, é consenso que iniciativa e ética são as principais habilidades que o profissional da área deve ter. Isto evidencia a relação direta entre o conhecimento adquirido na escola e a preocupação ambiental na futura atividade profissional. Esta abordagem fomenta o conhecimento das Ciências Ambientais, pois proporciona situações de aprendizagem a partir do desafio de minimizar a geração de rejeitos químicos, sem comprometer a prática pedagógica.