Júri químico: uma atividade lúdica para ensinar conceitos em química

OLIVEIRA, Alessandro Silva de
Júri químico: uma atividade lúdica para ensinar conceitos em química
Goiânia/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2005. 150p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares).

Resumo Este trabalho apresenta uma atividade lúdica para ser desenvolvida em sala de aula e consiste na elaboração de um júri simulado. Definições pedagógicas e filosóficas sobre o jogo, brincadeira e brinquedo são apresentadas para subsidiar a discussão quando da aplicação da atividade. Foram realizadas três aplicações, filmando-se todas as atividades desde a preparação até o dia do júri propriamente dito. O público alvo é composto por alunos do segundo ano do ensino médio. Três professores foram selecionados para entrevistas e um questionário foi aplicado nas salas de aula para posterior análise do uso do lúdico como ferramenta do desenvolvimento cognitivo. Aspectos como interesse, relação aluno-professor, personificação, adultificação e disciplina são discutidos considerando-se a literatura específica do uso de jogos em educação. Os resultados mostram que a eficácia do jogo está relacionada ao aumento da disciplina em sala de aula. A aproximação aluno-professor também é reflexo do uso de jogos, pois há um contato maior entre estes dois constitutivos da sala de aula. A personificação e o aumento do interesse são conseqüências lúdicas que tem relação com o aprendizado, considerando-se que há um aumento da região de intersubjetividade no grupo, propiciando a aprendizagem, além é claro da constante manipulação física dos materiais, fator ligado ao desenvolvimento cognitivo.