Jovens, ensino superior e vestibular: egressos do curso técnico em Química do CEFETMT no curso de Química da UFMT

AZEVEDO, Clayte de Paula
Jovens, ensino superior e vestibular: egressos do curso técnico em Química do CEFETMT no curso de Química da UFMT
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2007. 263p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Aparecida Morgado).

Resumo Dentro dos processos de escolarização juvenil em direção ao ensino superior, não basta ter acesso a uma vaga na Universidade pública federal. Há, também, que se indagar sobre o tipo de inclusão possível. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que se valeu de elementos quantitativos (documentos e questionário) e qualitativos (estudo bibliográfico e entrevista semi-estruturada). A investigação foi realizada no período que compreende os egressos do curso técnico em Química do CEFET-MT nos anos de 2001/1 a 2003/2; esse universo também compreende a consulta às listagens dos ingressos nos vestibulares da UFMT (campus universitário de Cuiabá) entre os anos de 2002/1 a 2006/2 para verificar quantos desses jovens egressos foram aprovados nos concursos realizados nesse período. O cruzamento dos dados referentes aos egressos do CEFET-MT com os ingressos nos vestibulares da UFMT mostrou que 32 desses jovens foram aprovados no curso superior de Licenciatura Plena em Química ou no Bacharelado em Química. A consulta às listagens dos vestibulares no período focalizado também mostrou que não houve ingresso de egressos do curso técnico em Química do CEFET-MT em nenhum outro curso da UFMT. Já era possível saber, pela vivência deste pesquisador, que após a não aprovação no vestibular da UFMT, muitos jovens, prestavam seleção e, depois de aprovados se matriculavam, e passavam a freqüentar o curso técnico em Química do CEFET-MT. Sendo assim, intentou-se conhecer as histórias escolares e estratégias educativas postas em prática por esses 32 jovens para poderem superar a barreira ao ensino superior representada pelo vestibular. Isso implicou conhecer os efeitos do contexto sócio-educativo e cultural vivenciado por esses jovens no curso técnico em Química do CEFET-MT e suas possíveis implicações na escolha pelos dois cursos superiores de Química da UFMT. Para a análise e interpretação dos achados da pesquisa tomou-se como base os pressupostos de Pierre Bourdieu (1974-2005), José Machado Pais (2003), Sérgio Alves Teixeira (1981), dentre outros autores que serão apresentados no decorrer do trabalho. É possível concluir que as dificuldades decorrentes da origem econômica, social e cultural que concorreram para o insucesso desses jovens no vestibular foram contornadas pelas suas vivências e aprendizados no curso técnico em Química do CEFET-MT, onde também lhes foi possível mudar as suas escolhas originais pela nova escolha do curso superior nessa área.