Jornalismo científico e o ensino de Ciências no Brasil: a utilização de notícias científicas no ensino de Biologia, Física e Química do segundo grau

CARLI, Enio Borba
Jornalismo científico e o ensino de Ciências no Brasil: a utilização de notícias científicas no ensino de Biologia, Física e Química do segundo grau
São Bernardo do Campo/SP, Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, 1988. 239p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wilson da Costa Bueno).

Resumo Objetiva a compreensão das potencialidades e limitações da notícia científica presente nos meios de comunicação de massa, enquanto recurso de ensino. Analisa a prática do jornalismo científico no Brasil, sua possível contribuição para a educação científica e avalia movimentos nacionais e internacionais pela melhoria do ensino de ciências no segundo grau. Aplica questionários a professores de Biologia, Física e Química da rede pública do Estado de São Paulo, região do ABC, procurando identificar o grau de familiaridade, interesse e utilização pelos professores das notícias científicas e investigar a visão dos mesmos quanto ao conteúdo e concepções do conhecimento veiculados nessas notícias e sua validade no ensino. Verifica que na opinião dos professores a utilização do noticiário científico em sala de aula é válida e atende aos objetivos: atualizar conhecimentos, avaliar socialmente a ciência, compreender os mecanismos de funcionamento e produção do conhecimento científico, ilustrar o conteúdo formal, motivar os alunos e mudar o comportamento em relação a aprendizagem de ciência.