REZENDE, FELIPE AUGUSTO DE MELLO
JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA/AUSÊNCIA DE TEORIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM À LUZ DO V EPISTEMOLÓGICO DE GOWIN
GOIÂNIA/GO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, UFG, 2017. 111p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA SOARES).
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Resumo |
A partir da primeira década do século XXI, percebeu-se um aumento significativo na quantidade de jogos aplicados ao ensino de Química, contudo, tem-se utilizado jogos sem objetivos pedagógicos. Neste sentido, realizou-se uma análise documental (nos principais periódicos de Educação/Ensino de Química) à luz do V Epistemológico de Gowin, que consiste em um instrumento heurístico para análise da estrutura e do processo de construção do conhecimento, com o intuito de identificar possíveis teorias de ensino e aprendizagem no construto dos jogos. Os resultados indicaram a presença da epistemologia Piagetiana (54,17%) e Vigotskiana (29,17%), sendo verificado a predominância de concepções relacionadas à Teoria da Equilibração de Jean Piaget, que na maioria dos casos apareceu de forma implícita. Dentre os trabalhos classificados dentro da PHC, identificou-se a predominância do referencial Vigotskiano implícito também, no qual os pesquisadores exploram aspectos relacionados à ZDP/ZDI e às Funções Psicológicas. Além dos dois referenciais mencionados, cerca de 16,66% dos artigos foram classificados como Ausência de Referencial Epistemológico, um dado bastante preocupante, visto que a ausência de referenciais teórico/epistemológicos dificultam a construção do conhecimento Químico, e tende a tornar os jogos estratégias que exploram apenas a função lúdica. Contudo, identificamos a necessidade de um maior aprofundamento acerca dos referenciais utilizados, pois a maioria dos artigos Piagetianos exploram apenas a questão da assimilação, resumindo o jogo a uma ferramenta de fixação dos conceitos trabalhados nas aulas expositivas, assim como os artigos Vigotskianos, que utilizam referenciais problemáticos traduzidos de versões norte-americanas, que não condizem com a obra de Vigotski. Desta forma, os resultados obtidos na pesquisa indicam a iminência da utilização de teorias de aprendizagem, não sendo possível ainda falar em uma epistemologia do jogo, pois mesmo que tenhamos identificado a predominância da epistemologia Piagetiana, ainda estamos caminhando lentamente no sentido da utilização de teorias de ensino e aprendizagem.
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