ELEUTÉRIO, Célia Maria Serrão
Jogos didáticos: alternativas no ensino de Ciências
/AM, Universidade do Estado do Amazonas, UEA, 2008. 163p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Amarildo Menezes Gonzaga).
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Resumo |
O ensino de química no Brasil continua sendo um desafio para professores e alunos de Ensino Médio. A insatisfação de professores, que não conseguem atingir os objetivos propostos, e alunos que analisam e consideram a química uma disciplina de difícil compreensão, continua sendo uma grande preocupação dos educadores. Os conteúdos muitas vezes são ensinados descontextualizados, contribuindo para a rejeição dessa ciência no espaço escolar. Esforços vêm sendo realizados, na tentativa de encontrar novas alternativas para a melhoria do ensino de Química, na última etapa da Educação Básica, entre eles a inserção de atividades lúdicas que fazem sucesso em sala de aula na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, e são desprezadas no contexto do Ensino Médio. Tais constatações levaram ao desenvolvimento desta pesquisa, que foi realizada com professores e alunos da 1ª série do Ensino Médio em cinco escolas da rede estadual do Amazonas, tendo como base a próprias experiências e vivências dos pesquisadores. Tem como objetivo principal: descobrir qual a importância dos jogos para o ensino de Química, e como é possível demonstrá-la a partir da transformação de experiências docentes focadas na utilização daqueles recursos pedagógicos, na condição de facilitadores do processo ensino aprendizagem de química. Os resultados da pesquisa levaram à criação de uma cartilha com dez jogos que foram elaborados e confeccionados pelos alunos, professores e pesquisadores, durante oficinas pedagógicas, com o intuito de contribuir com a melhoria do ensino de Química, visto que não existe outra maneira de educar que não seja por meio da sensibilização e humanização dos alunos, e os jogos didáticos, quando aplicados em um ambiente favorável, podem contribuir significativamente para esse feito.
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