SALES, Maria Gislaine Pinheiro
Investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo sobre "soluções" de uma professora de química
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, 2010. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Carmen Fernandez).
|
Resumo |
Esta pesquisa se insere na temática de conhecimento de professores. Trata-se de um estudo de caso e a coleta e o tratamento dos dados se inserem na perspectiva da pesquisa qualitativa. Nosso intuito foi o de investigar o conhecimento pedagógico de conteúdo (CPC) de uma professora de química quando esta desenvolveu o tópico "soluções" nas suas turmas de Ensino Médio. Objetivou-se ainda contribuir com evidências sobre o papel do conhecimento de conteúdo no CPC. Nossos dados estão baseados em questionários, planos de aula, planejamentos, CoRes, registros audiovisuais de aulas e entrevistas. Os dados foram todos transcritos e a análise dos mesmos foi baseada na categorização das manifestações do conhecimento de professores e interpretados com relação aos correspondentes domínios dos conhecimentos de professores, conforme proposto por Rollnick et al. (2008). As interações discursivas presentes nas aulas da professora foram analisados segundo a ferramenta proposta por Mortimer e Scott (2002). A triangulação desses dados permitiu inferir sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo dessa professora e revelaram que ela possui um CPC pouco desenvolvido com relação ao conteúdo investigado, enfatizando a memorização e cálculos em detrimento de conteúdos conceituais. Nesse estudo de caso o conhecimento do conteúdo se revelou importante e afetou outros domínios de conhecimento dessa professora, gerando reflexos no desenvolvimento do seu CPC. Concluímos pela centralidade do papel desempenhado pelo conhecimento do conteúdo no desenvolvimento do CPC e consideramos o conhecimento do conteúdo como um dos componentes essenciais do CPC.
|