FIGUEIRA, Angela Carine Moura
Investigando a concepção dos estudantes do ensino fundamental ao superior sobre ácidos e bases
/RS, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2010. Dissertação de Mestrado. (Orientador: João Batista Teixeira Rocha).
|
Resumo |
Esta investigação tem como objetivo diagnosticar as concepções alternativas ao conhecimento científico de estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Superior sobre ácidos e bases. A pesquisa foi realizada entre 2008 e 2009 e aplicada a 26 alunos de ensino fundamental (nono ano), 36 de ensino médio (terceiro ano) e 51 de Química Licenciatura (26 calouros e 25 formandos) totalizando 113 estudantes. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi essencialmente constituído por questões abertas onde os alunos descreveram seus conceitos sobre ácidos e bases. Os resultados gerais desse estudo mostraram que os estudantes, mesmo depois de receber o ensino formal sobre ácidos e bases continuam a usar concepções simplistas sobre o tema, muitas vezes, neste trabalho, verificamos concepções errôneas mesmo entre os estudantes formandos no curso de Química Licenciatura. Percebemos que em geral, o modelo de Arrhenius predomina entre os estudantes, porém, não se pode afirmar se os estudantes realmente entendem os ácidos e as bases como partículas ou se percebem tais substâncias como meras palavras. Confusões entre as várias teorias ácido base foram muito comuns aqui, o que nos leva a acreditar que o ensino de conteúdos muito complexos durante os ensinos fundamental e médio tornam-se conflitantes para o aluno, o que não contribui para uma apropriação de tais saberes. Em suma, pode-se inferir que este inventário das concepções alternativas manifestadas pelos estudantes para o conteúdo ácidos e bases se faz necessário visto a importância de que estas concepções sejam divulgadas e principalmente discutidas com os professores de ciências. Sendo assim, esperamos corroborar para uma aprendizagem efetivamente significativa, através da reflexão sobre as concepções prévias dos alunos, as quais são uma importante ferramenta para a proposição didática em sala de aula, visto a forte resistência a uma mudança conceitual que os estudantes apresentam.
|