Investigação sobre o pensamento docente espontâneo na formação inicial de licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora

JUNIOR, Luiz Alberto da Silva
Investigação sobre o pensamento docente espontâneo na formação inicial de licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora
Juiz de Fora/MG, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, 2014. 139p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José Guilherme da Silva Lopes).

Resumo Esta investigação teve como foco os saberes docentes de estudantes ingressantes no curso de licenciatura em química noturno da Universidade Federal de Juiz de Fora. Visando a compreensão sobre como esses saberes são construídos e suas características, foram utilizados os referenciais teóricos de Maurice Tardif, Rafael Porlán, Selma Pimenta, bem como de Ana Maria de Carvalho e Daniel Gil-Pérez. Todos esses pesquisadores apontam para diversos saberes docentes que confluem em dois grupos principais: saberes construídos durante a experiência escolar e saberes formais construídos durante a licenciatura. O saber construído pela experiência tem diferentes denominações e para este trabalho adotou-se a nomenclatura proposta por Carvalho e Gil-Pérez: pensamento docente espontâneo. Tal saber se apresenta como acrítico, incorporado de forma inconsciente ao longo do tempo, trazendo limitações para a prática docente, uma vez, que desconsidera pontos importantes do processo de ensino e aprendizagem, além de ser validado pelo senso comum. Embora seja conhecido e problematizado desde 1980, não foram encontradas propostas sobre como abordá-lo durante a formação inicial. Diante disso, o objetivo dessa investigação foi identificar e caracterizar o pensamento docente espontâneo de ingressantes e propor um processo formativo para que os mesmos conheçam, reflitam e reelaborem esse saber. A construção do corpus de dados foi realizada a partir de: (i) aplicação de questionário, (ii) observação participante ao longo de uma disciplina e (iii) entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados seguindo os passos da Análise Textual Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi com apoio do referencial dos Modelos Didáticos de Garcia Pérez. Diante do corpus de dados, foi possível identificar as principais características do pensamento docente espontâneo, dentre elas a aceitação inconsciente e não refletida das práticas de antigos professores. Outra característica notável foi o interesse em abandonar o ensino tradicional e propor aulas inovadoras. No entanto, quando os modelos didáticos desses sujeitos foram construídos, percebeu-se que havia uma contradição entre o modo de ensinar – que era inovador – e o modo de avaliar – que era tradicional. Paralelamente, também ficou evidente que o processo formativo conduziu à reflexão inicial desses estudantes que, no momento final da disciplina, já apresentavam algumas concepções diferentes daquelas iniciais e mostravam consciência de que a proposta feita na primeira semana de aula estava pautada nas influências deixadas por seus antigos professores.