Investigação de Práticas Experimentais na Formação Inicial e Continuada de Professores de Química no Agreste Pernambucano

SILVA, ANDREIA SEVERINA DA
Investigação de Práticas Experimentais na Formação Inicial e Continuada de Professores de Química no Agreste Pernambucano
Caruaru/PE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PENAMBUCO, UFPE, 2017. 105p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: ROBERTO ARAUJO SA).

Resumo A pesquisa aqui descrita desenvolveu uma investigação baseada na formação de professores com foco no papel que se atribui a experimentação na Formação Inicial e Continuada de professores. Contribuíram com a pesquisa, licenciandos e docentes de um curso de Química-Licenciatura e professores supervisores do subprojeto PIBID-Química que atuam em uma escola estadual na cidade de Caruaru-PE, além de analise documental no PPC do curso de Química-Licenciatura. Quanto à natureza foi escolhida para desenvolvê-la a de métodos mistos, utilizando como estratégia a triangulação concomitante dos dados e a análise do conteúdo. Durante as investigações, observou-se que o Projeto Pedagógico do Curso defende uma metodologia que promove a relação entre a teoria e prática no processo de formação profissional docente, mas, no que se refere à organização e desenvolvimento dos Componentes Curriculares de laboratórios de Química, mostrou certa fragilidade nestas relações como práxis comunicativa para apropriação do conhecimento químico. Diante da estrutura e do suporte teórico apresentado na estrutura curricular do curso, os licenciandos formados apresentam um perfil de professor com habilidades e competências para desenvolver atividades experimentais. No que se refere aos docentes da IES, apesar de atribuírem um caráter importante e indispensável a essas atividades, geralmente, desenvolvem e organizam suas aulas de laboratório, com uma predominância do ensino tradicional. Por outro lado, considerando os resultados dos benefícios das atividades práticas experimentais na Formação Continuada de Professores da Educação Básica relatadas pelos professores supervisores do PIBID, constatamos que o programa tem criado oportunidades concretas para este debate proporcionando mudanças na prática docente.
Nível ES
URL https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28390