Internet e software educativo no ensino de química

MIRANDA, Nilson Fonseca
Internet e software educativo no ensino de química
Fortaleza/CE, Universidade Federal do Ceará, UFC, 2007. 246p. Tese de Doutorado. (Orientador: Jose Aires de Castro Filho).

Resumo Este trabalho analisa o discurso dos professores de química a Universidade Federal do Piauí acerca do uso das tecnologias digitais, sites e softwares educativos, concebidas como ferramentas aplicadas ao ensino de química. Analisa também a forma de utilização na sala de aula dos softwares: spartan; origin; química orgânica II e dos sites: nautilus; chemkeys; ucs; qmc.ufsc e quark. O objetivo fundamental é verificar como o uso dessas ferramentas contribui pedagogicamente para o processo de ensino/aprendizagem na área da química. O aporte teórico utilizado sustenta que as tecnologias digitais por si só não estabelece, nem catalisa mudanças na prática pedagógica, mas a forma como é concebida pelo professor e utilizada no sistema de ensino, potencializa a eclosão de sucessivas inovações e posterior mudança no paradigma educacional. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa a fim de possibilitar a busca do conhecimento químico compreendendo que essa produção também se elabora na troca, na socialização, às vezes conflituosas, que os diferentes atores envolvidos promovem ao enfrentarem e representarem suas realidades, preenchendo-as de significações diversas. Neste sentido, foram analisados: (a) o discurso dos professores obtido através de entrevista; (b) os dados sobre sites e softwares educativos utilizados no ensino de química obtidos através de uma grade de análise produzida para esta finalidade. O resultado da análise dos dados coletados aponta para algumas razões positivas que justificam a utilização das tecnologias digitais no ensino de química: rapidez e eficiência na obtenção de informações; acesso a novos conhecimentos e maior agilidade no aprendizado. Além disso, possibilita fazer simulação mediante experimentos virtuais, oportunizando professores e alunos a adquirirem informações recentes e possibilidades de acesso a novos conhecimentos.