Interdisciplinaridade e Educação em Química: a visão dos professores e professoras de química da rede estadual do município de Cuiabá-MT

GONÇALVES, Genir Polisel
Interdisciplinaridade e Educação em Química: a visão dos professores e professoras de química da rede estadual do município de Cuiabá-MT
Cuiabá/MT, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Educação, 2003. 120p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauricéa Nunes).

Resumo Apesar de não ser um campo recente de indagações, a interdisciplinaridade no ensino tem sido bastante discutida, principalmente a partir dos anos noventas, onde se intensificaram as buscas por mudanças na educação. A interdisciplinaridade tornou-se então, na educação, um tema obrigatório, principalmente quando se discute a organização e a elaboração dos currículos e programas. Frente à grandeza e relevância do tema, mais do que definir ou tomar posição sobre questões da moda ou afirmar uma visão do que é ou deveria ser a interdisciplinaridade, o problema que se propôs neste trabalho, foi o de investigar como está sendo trabalhada a interdisciplinaridade na Educação em Química. O presente trabalho buscou então pesquisar e discutir como trabalham a interdisciplinaridade nas unidades escolares estaduais, os professores de Química do município de Cuiabá-MT. Para tanto, procuramos conhecer as concepções dos vários educadores e pesquisadores que discutem a interdisciplinaridade. Estas foram categorizadas e comparadas às dos professores de Química pesquisados. Procurou-se também conhecer se os professores de Química trabalhavam e como trabalhavam a interdisciplinaridade, e ainda, quais as suas sugestões para se realizar um trabalho interdisciplinar. Como resultados podemos afirmar que a maioria dos professores possui concepções sobre interdisciplinaridade semelhantes às dos autores pesquisados na literatura, ou seja, centradas na "integração de disciplinas" e na "troca entre área de conhecimentos". No desenvolvimento deste trabalho procuramos fomentar uma reflexão acerca desta tarefa, pois, chegar à interdisciplinaridade é trabalhar num processo de crescimento e adaptação que pressupõe responsabilidade, maturidade, perseverança e dedicação.