Interações de licenciadas, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: Módulos Triádicos na Licenciatura de Química

ZANON, Lenir Basso
Piracicaba/SP, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, 2003. 282p. Tese de Doutorado. (Orientador: Roseli Pacheco Schnetzler).

Resumo Esta tese é uma modalidade de investigação-ação que propõe, desenvolve e investiga uma intervenção - designada por módulo triádico - na formação inicial de professores de química. Seu propósito principal é propiciar interações de licenciandos com um formador (professor universitário) e um professor do ensino médio, no contexto de uma disciplina da licenciatura. Os módulos triádicos visam promover processos de complexifcação conceitual de idéias ambientalistas e restritas sobre a prática docente em química na escola média. O módulo triádico é desenvolvido e investigado em um programa de formação docente inicial em química de uma universidade brasileira, para buscar respostas à questão central de investigação: Os módulos triádicos podem contribuir para a complexificação de idéias simplistas de prática docente, na formação inicial de professores de química? Para obter respostas os dados foram construídos e analisados com base, principalmente, em referenciais teóricos de Schön (1983), Carr e Kemmis (1988), Zeichner (1993), Porlán (1996), Tardif (2000) e (Vigotski, 1984, 1987, 1989, 2001). Nesse sentido, todas as cinco sessões do módulo triádico foram registradas em áudio, cujas transcrições permitiram construir dados concernentes à recontextualização didática do conteúdo químico e a condicionantes sociais da atividade docente escolar em química. As cinco sessões dos módulos triádicos são: 1) planejamento do módulo, que é feito através da interação entre o formador da universidade, o professor de química da escola média e o pesquisador, para definir o tratamento do conteúdo químico a ser desenvolvido no módulo; 2) relatos da vida profissional do professor de química da escola média em aula na disciplina/licenciatura; 3) simulação de recortes da prática docente concernentes ao ensino de tal conteúdo na escola média; 4) intervenções do formador universitário em relação ao respectivo conteúdo; 5) avaliação do módulo pelos sujeitos participantes. Resultados da investigação revelam que os módulos triádicos podem promover o estabelecimento de relações entre saberes teóricos e práticos concernentes à prática docente na escola média, em química. As contribuições referem-se à perspectiva da inserção do módulo triádico em programas de formação docente inicial, descrito como uma possibilidade de suplantação de idéias simplistas sobre a prática docente em química na escola média. Nesse sentido, o módulo triádico pode ser assemelhado a um practicum reflexivo num contexto de desenvolvimento proximal, que contribui para a promoção da formação inicial de professores de química.