Informática e Ensino de Química: Investigando a Experiência de Um Grupo de Professores

GABINI, Wanderlei Sebastião
Informática e Ensino de Química: Investigando a Experiência de Um Grupo de Professores
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Ciências, 2005. 150p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Renato Eugenio da Silva Diniz).

Resumo O presente trabalho investiga a inserção da informática no ensino de Química, considerando a experiência desenvolvida com um grupo de professores de três escolas públicas do estado de São Paulo. Algumas questões nortearam esse trabalho como a discussão sobre a escola e o professor frente a essa inserção, sobre a criação de espaços para reflexão do professor a respeito da questão e a utilização do recurso da informática no ensino de Química. Para abordar aspectos relacionados a esse tema, discutiu-se o ensino e a aprendizagem de Química na realidade atual, a relação entre a informática, a escola e o professor, além de aspectos da prática reflexiva e da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se com a caracterização das escolas e dos professores, os encontros do grupo de professores envolvidos na pesquisa, as aulas ministradas a partir de estudos do grupo, encontros individuais com os professores, avaliação dos softwares de Química existentes na Sala Ambiente de Informática dessas escolas e a avaliação dos alunos sobre as aulas. No presente trabalho, fica evidenciada a importância de se criar um espaço onde os professores possam compartilhar suas experiências, conhecer os programas disponíveis e planejar as ações a serem desenvolvidas, apontando a possibilidade do uso mais eficaz das salas de informática.