ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE :UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR O SABER POPULAR REGIONAL COM O SABER CIENTÍFICO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

KINDLEIN, Frank Dieter
ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE :UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR O SABER POPULAR REGIONAL COM O SABER CIENTÍFICO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Blumenau/SC, Universidade Regional de Blumenau, FURB, 2013. 195p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Mauro Scharf).

Resumo A presente dissertação tem como objetivo geral identificar as contribuições da proposta metodológica das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) na integração do saber popular regional com os saberes científicos, vinculados a manufatura e comercialização do queijo tipo Kochkäse, para aprendizagem de saberes escolares em química; colaborando para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e um ensino mais centrado em aspectos e valores comuns à realidade dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com 25 alunos do terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Pública Estadual de Lontras/SC. A proposta tem como pressupostos teóricos os estudos realizados por autores como Chassot, que reforça a importância da valorização do saber popular regional na busca de um ensino contextualizado que contemple a realidade mais próxima do aluno e de Fourez que propõe a substituição de práticas de ensino disciplinar centradas no modelo tradicional empírico-indutivista, por um ensino interdisciplinar e dialógico, centrado na alfabetização científica. A pesquisa foi desenvolvida através de: consulta a especialistas, visita a campo, aulas expositivas e dialogadas com auxílio slides, vídeos e aulas práticas (desnaturação de proteínas e manufatura do Kochkäse). Como indicadores de aprendizagem considerou-se os diálogos estabelecidos entre: aluno e professor, aluno e especialista, e entre eles; a natureza dos questionamentos feitos durante as aulas e a evolução da produção individual e coletiva dos alunos, realizada em textos, cartazes, mapas conceituais, com aplicação adequada de conceitos científicos. Os resultados demonstram que a valorização do saber popular com a utilização da proposta metodológica IIR motiva os alunos a participar ativamente na construção de conhecimentos, torna a aprendizagem de química mais significativa e contribui para o desenvolvimento da alfabetização científica.