História em quadrinhos no ensino de química como estratégia didática para abordagem do tema "lixo eletrônico"

ESTEVÃO, Ana Paula Sodré da Silva
História em quadrinhos no ensino de química como estratégia didática para abordagem do tema "lixo eletrônico"
Rio de Janeiro/RJ, Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, 2017. 225p. Tese de Doutorado. (Orientador: Marco Antonio Ferreira da Costa).

Resumo O ensino de Química tem como proposta a articulação entre a informação química e o contexto social, para que o cidadão possa participar ativamente da sociedade em que vive e, consequentemente exercer a sua cidadania. No entanto, diversos autores têm discutido, ao longo dos anos, que o panorama geral do ensino de Química, na educação básica, tem revelado uma prática de sala de aula baseada no método puramente expositivo e na transmissão de conhecimento. Neste contexto, algumas estratégias e metodologias têm sido recomendadas com o objetivo de auxiliar na construção do conhecimento e na formação para cidadania, tais como a abordagem de temas sociais. A presente pesquisa propõe o tratamento do tema lixo eletrônico em um viés problematizador no ensino de Química, bem como a elaboração de uma história em quadrinhos (HQ) sobre a temática abordada Para tanto, empregando-se uma abordagem de cunho qualitativo investigou-se, inicialmente, a concepção de docentes e licenciandos em Química do IFRJ-CDUC sobre o tema lixo eletrônico, com a utilização de questionários com perguntas abertas e fechadas; desenvolveu-se uma oficina sobre HQs e lixo eletrônico; elaborou-se uma HQ, de forma coletiva, sobre o lixo eletrônico, voltada para o ensino de Química no Ensino Médio e, finalmente, a HQ elaborada foi avaliada por docentes do IFRJ-CDUC por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que o tema lixo eletrônico precisa ser mais difundido na população, no que se refere a produção, gestão, reciclagem e legislações regulatórias, como também os seus efeitos sobre o ambiente. A HQ elaborada permite que sejam abordadas questões sociais, ambientais e específicas da área de Química de forma contextualizada, onde os conteúdos desta área do conhecimento são apresentados imersos em um contexto social. Com as estratégias utilizadas foi possível abordar a utilização de HQs com professores de Química na formação inicial e em serviço. Os docentes mencionaram dificuldades de se trabalhar com HQs na sala de aula. Entretanto, avaliaram a HQ de forma positiva e consideraram que a mesma pode proporcionar resultados satisfatórios no ensino de Química.
Nível EM
URL https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26323