CHAVES, Lígia Maria Martinho Pereira
História Da Ciência No Estudo De Modelos Atômicos Em Livros Didáticos De Química
Brasília/DF, Universidade de Brasília, UnB, 2012. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Wildson Luiz Pereira dos Santos).
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Resumo |
Esta dissertação tem por objetivo identificar a História da Ciência apresentada nos conteúdos sobre modelos atômicos de Dalton, Thonson e Rutherford-Bohr dos livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM) de 2007, caracterizando tanto as concepções de Ciência quanto as diferenças de abordagem entre esses livros. Para isso, desenvolveu-se revisão de literatura sobre a História da Ciência e sua abordagem no ensino de Ciências, bem como um estudo das informações históricas relativas aos referidos modelos atômicos, extraídas de pesquisas que contemplaram consulta aos documentos históricos originais. Este trabalho também contempla um levantamento sobre artigos científicos que caracterizam os livros didáticos de Química no Brasil e respectivas ênfases quanto à abordagem do conteúdo. A metodologia de análise dos livros didáticos consistiu na identificação e caracterização da abordagem histórica em todos os capítulos e seções relativas aos referidos modelos atômicos. A investigação foi desenvolvida por meio de uma estrutura de análise elaborada a partir do referencial teórico e de outros trabalhos de análise de livros didáticos. Os resultados desta pesquisa indicam que a História da Ciência contemplada nos livros didáticos de Química tende a reforçar uma visão dogmática, linear e descontextualizada, muito embora tenha sido constatado que dois livros didáticos diferenciam-se dos demais na abordagem histórica, na medida em que eles apresentam alguma contextualização histórica que contribui para uma visão menos dogmática da Ciência.. Por outro lado, fica evidente que mesmo a abordagem histórica desses livros é insuficiente par proporcionar uma visão mais abrangente da História da Ciência. A revisão sobre a história dos modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr aponta lacunas e equívocos nos livros didáticos analisados. Em síntese, os resultados desta pesquisa vêm ao encontro de constatações em trabalhos aqui citados, os quais demonstram que os livros didáticos de Química reproduzem uma visão descontextualizada e não problematizada, o que jnos permite dizer que, nesse sentido, a abordgem é predominantemente ahistórica. Considerando que os dois livros que apresentam algum diferencial na abordagem histórica se enquadram no movimento de inovação de livros didáticos, constata-se que há necessidade do desenvolvimento de mais estudos sobre a inclusão da História da Ciência nos livros didáticos de Química. Nesse sentido, este trabalho fornece subsídios para a (re)elaboração de materiais pedagógicos, de modo a comtemplar aspectos mais abrangentes da História da Ciência como pressuposto para a educação científica e como forma de ampliação das oportunidades para a formação de cidadãos críticos e reflexivos quanto à realidade da construção do conhecimento científico.
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