Hipertexto e ensino de química: visões de alunos e professores do Ensino Médio

FELIPE, Delmir da Costa
Hipertexto e ensino de química: visões de alunos e professores do Ensino Médio
/MS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Educação, 2004. 120p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Shirley Takeco Gobara).

Resumo Esta pesquisa apresenta um hipertexto de Química Geral, envolvendo as Leis de Lavoisier e Proust, desenvolvido como material didático para o Ensino Médio, tendo como referencial teórico a Teoria Cognitiva de Ausubel. O hipertexto foi desenvolvido utilizando o programa Power Point, da Microsoft. A questão básica foi investigar se a re-elaboração de um hipertexto pelo aluno, originalmente construído e apresentado aos alunos pelo pesquisador, poderia contribuir para um aprendizado mais significativo dos conceitos que envolvem essas Leis da Química. Ele foi aplicado a um grupo de cinco alunos do Ensino Médio e avaliado por cinco professores de Química atuantes no Ensino Médio da rede pública e privada. A avaliação foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas. Tanto os alunos como os professores, avaliaram positivamente o hipertexto, levantando aspectos positivos como: interatividade, interdisciplinaridade, a busca da construção do conhecimento, a motivação do aluno para o aprendizado. Foram levantados os seguintes aspectos negativos: dificuldade dos alunos em trabalhar com o Power Point e necessidade de instruções mais detalhadas para reformulação do hipertexto. Com os resultados obtidos na pesquisa é possível concluir que a participação dos alunos na reconstrução de um hipertexto pode ser uma atividade facilitadora da aprendizagem.