MAGALHÃES, Fernanda Pizarro de
Gêneros Discursivos da esfera empresarial no ensino da educação profissional: reflexões, análises e possibilidades
Pelotas/RS, Universidade Católica de Pelotas, UCPel, 2011. 357p. Tese de Doutorado. (Orientador: Vilson Jose Leffa).
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Resumo |
Esta pesquisa contribui para a concretização de uma perspectiva enunciativa no ensino de Língua Materna da Educação Profissional. Considerando a necessidade de redimensionar a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na referida modalidade de ensino, de forma a propiciar aos futuros profissionais condições de compreender a linguagem como atividade social e a desenvolver competências que lhes permitam acompanhar as transformações do mundo do trabalho, foram estabelecidos três objetivos: 1) investigar se a escola contempla a noção de gênero sob a perspectiva discursiva e se vem acompanhando as transformações da esfera empresarial, área de atuação do aluno egresso de Instituição Profissionalizante; 2) apreender as especificidades da esfera empresarial e os gêneros que, nesse contexto, vêm se consolidando, caracterizando particularidades e funcionamento; 3) analisar, sob enfoque discursivo, um gênero de efetiva circulação na empresa a partir de três instâncias de análise: Situacional, Composicional e Axiológica, visando dar subsídios a profissionais da área a adotarem uma nova postura de ensino e oferecendo condições para promoção de mudanças curriculares, desenvolvimento de projetos pedagógicos e produção de material didático. Em termos teóricos, o estudo tem respaldo nos postulados do Círculo bakhtiniano, em sua concepção de linguagem, como criação coletiva integrante de um diálogo cumulativo entre o eu e o outro ; de língua, como lugar de interação cujos sentidos são produzidos por interlocutores em um dado contexto social, histórico, ideológico; de gênero, como enunciados recorrentes que orientam o agir em conjunto. Defende-se ser um ensino de Gênero Discursivo aquele que toma, como ponto de partida, a análise dos aspectos socio-históricos da situação, privilegiando a vontade enunciativa do locutor para, a partir daí, buscar marcas linguísticas que refletem, no texto, essas marcas da situação. Para atingir o primeiro objetivo, foram analisados planos e programas de ensino, entrevistados professores e observadas aulas de Língua Materna nos cursos de Química, Edificações e Eletrônica do IFSul. Para atingir o segundo objetivo, foram visitadas empresas das áreas citadas que costumam receber alunos egressos da Instituição, realizadas entrevistas com seus representantes e coletado material escrito de circulação; para atingir o terceiro objetivo, foram entrevistados elaboradores do gênero eleito: Relatório de Atividade Externa, coletados exemplares desse gênero e construídas categorias de análise, que, em sua essência, buscaram contemplar a dimensão verbal e extraverbal da linguagem, proposta por Bakhtin. De forma geral, verificou-se: 1) a concepção de língua subjacente ao ensino de Língua Materna em Instituição profissionalizante é de base instrumental e gênero é concebido como espécie ou família de textos com características estáveis; 2) a esfera empresarial é um espaço de coerções que constitui produções ideológicas de acordo com uma lógica particular; 3) a escola só adotará uma perspectiva enunciativo-discursiva quando compreender que o gênero precisa ser visto sob a ótica da esfera da atividade, espaço de refração da realidade, e o presente estudo, como um todo, representa a concretização de uma proposta nessa direção.
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