MONASSA, Jose Michel
Galvanização como Tema Motivador na Disciplina de Química Tecnológica em um Curso de Engenharia de Produção
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2015. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosebelly Nunes Marques).
|
Resumo |
Da necessidade observada em visitas técnicas a empresas de Marília e região, em contratar um profissional que apresentasse conhecimentos prévios de galvanização e suas aplicações, foi proposta uma reformulação na ementa da disciplina de Química Tecnológica do curso de Engenharia de Produção. Esta pesquisa foi aplicada aos alunos do 2oano/4aetapa do curso de Engenharia de Produção da Instituição de Ensino Superior objeto de estudo. A sequência da pesquisa envolveu: a) utilizar a galvanização como tema gerador para motivar a aprendizagem dos alunos; b) levantar o conhecimento prévio dos alunos no tema galvanização; c) por meio de visitas técnicas a empresas de Marília e região aproximar o mercado de trabalho e a universidade; d) propor novos conteúdos para a ementa da disciplina de Química Tecnológica. A pesquisa foi de natureza exploratória e a metodologia teve a abordagem qualitativa para auxiliar na coleta e análise dos dados. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários sobre os conhecimentos prévios e pós-atividades. A aplicação dos questionários teve duas fases, uma diagnóstica e outra para avaliação. Na fase diagnóstica, os alunos responderam um questionário sobre conhecimentos prévios de Eletroquímica e suas aplicações e em seguida após o desenvolvimento dos novos conteúdos foi aplicado um questionário pós-atividades. Pela análise das categorias das respostas, foi possível observar a construção do conhecimento trabalhado na aprendizagem do ensino de química. Durante as visitas técnicas foram observado os processos de galvanização por via eletrolítica e por fosfatização. O processo de galvanização por fosfatização é o mais utilizado nas indústrias de Marília e região.
|