Formação inicial de professores de química na região norte: análise das diferentes concepções das IES públicas e de professores e estudantes de ensino médio

FARIAS, Sidilene Aquino de
Formação inicial de professores de química na região norte: análise das diferentes concepções das IES públicas e de professores e estudantes de ensino médio
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2011. Tese de Doutorado. (Orientador: ).

Resumo Este trabalho teve como objeto de estudo a formação inicial de professores de Química na Região Norte do país. Assim, buscou-se conhecer as concepções das Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) e Médio. Utilizaram-se, na coleta de dados desta pesquisa qualitativa, análise documental do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e Matriz Curricular (MC) dos cursos de Licenciatura em Química (LQ), bem como entrevistas realizadas, pessoalmente, com coordenadores de curso, professores de Estágio Supervisionado e/ou de disciplinas integradoras (Química/Educação) e três licenciandos formandos. Nas escolas de Ensino Médio (EM) participaram professores de Química e três estudantes da 3. série, este último grupo de sujeitos também respondeu um questionário. Coletou-se os dados em 12 cursos de LQ pertencentes às IES públicas, localizados nos seguintes Estados: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Participaram ainda, 26 escolas de EM localizadas nos municípios onde os cursos são sediados. Os resultados analisados à luz das normativas legais e de referenciais teóricos pautados no paradigma da Racionalidade Prática. Salvo algumas exceções, observou-se que poucos cuidados foram destinados aos componentes curriculares Prática como Componente Curricular, Dimensão Pedagógica e Estágio Curricular. De modo geral, a elaboração dos PPPs ocorreu com baixo envolvimento dos docentes. Percebeu-se que, na maioria dos cursos, os conteúdos químicos são os itens mais valorizados, tanto nas MCs, em termos de carga horária, como nos relatos dos sujeitos. Alguns discentes, todavia, destacam falhas na formação pedagógica e na necessária proximidade com a escola. Constatou-se ainda que as IES públicas estão na contramão dos anseios de professores e alunos do EM, já que estes apontaram que as características mais importantes num professor estão relacionadas ao conhecimento pedagógico. Os estudantes, por exemplo, sugerem que as IES preparem o futuro professor de Química para entender as dificuldades dos alunos e dar aulas diferentes. Além disso, três grupos de sujeitos condicionam a melhoria da qualidade do curso ao compromisso e qualificação pedagógica do formador; contratação de docentes da área de Educação Química, visando à relação Química/Educação.