Formação Inicial de Professores de Química: Discursos, Saberes e Práticas

CORRÊA, Roberta Guimarães
Formação Inicial de Professores de Química: Discursos, Saberes e Práticas
São Carlos/SP, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, 2015. Tese de Doutorado. (Orientador: Rosebelly Nunes Marques).

Resumo Atualmente, a comunidade acadêmica e os cursos de formação de professores ainda vivem um período de transição entre modelos de atuação docente que são respaldados por normativas, como a resolução CNE/CP n 01/2002, que apresenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Nesses documentos e também em pesquisas realizadas, busca-se a superação da formação centrada na racionalidade técnica. Busca-se a formação de um profissional que seja autor de sua prática e que domine competências e habilidades especializadas. Considerando esse modelo formativo, os estudos sobre a formação docente têm como questões de interesse a identidade e saberes docentes, a prática pedagógica, a profissionalização, a autonomia, entre outras. O processo formativo, que se constitui durante toda vida profissional do professor e até mesmo antes dela tem, nos cursos de Licenciatura um momento importante de contato com os saberes, práticas e com a constituição da identidade docente. Por isso, questionamentos sobre a formação inicial, sobre os saberes construídos e sobre o perfil profissional pretendido nos cursos de licenciatura em Química merecem maior investigação. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, instituições de ensino superior do Estado de São Paulo foram pesquisadas com o objetivo de investigar e analisar a formação inicial de professores de Química nos cursos de Licenciatura em Química. Este retrato da realidade foi submetido a uma análise crítica respaldada pelos referenciais que constituiu a base para a discussão de caminhos possíveis para a formação inicial de professores de Química. Para a análise, dados foram coletados nos sítios das instituições, sobre o perfil do profissional formado e sobre campo de atuação. Também foram realizadas coletas em sete instituições com coordenadores e licenciandos. As análises realizadas apontam para um perfil de curso que, apesar de ser de Licenciatura, tem como objetivo maior a formação de um profissional capacitado para a atuação em um mercado diversificado, com pouco destaque para a docência. O conhecimento específico de Química é priorizado tanto por licenciandos quanto por formadores que por sua vez dão pouco destaque ao conhecimento pedagógico. Um modelo formativo é apresentado e discutido com o objetivo de contribuir para a melhoria dos cursos de licenciatura em Química.