LAMAS, Maria Fernanda Penteado
Formação inicial de professores de química: aplicação e avaliação de uma proposta
São Paulo/SP, Universidade de São Paulo, USP, Instituto de Química, 2003. 191p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Maria Eunice Ribeiro Marcondes).
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Resumo |
Este trabalho procurou investigar como e em que medida a aplicação de uma proposta para a formação inicial de professores de Química influenciou suas concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de nível médio. A abordagem considerou os pressupostos construtivistas de que a aprendizagem ocorre quando há um envolvimento ativo do aprendiz e é influenciada por suas idéias e representações prévias. A investigação foi caracterizada como qualitativa, teve a duração de um ano e analisou as concepções de ensino-aprendizagem de quatro professores em processo de formação inicial. No contexto da pesquisa, foram consideradas respostas escritas a questões abertas e as atividades didáticas preparadas pelos professores no decorrer do curso. A análise dos dados foi baseada nas discussões sobre o processo de mudança conceitual. Os licenciandos apresentaram idéias iniciais diferentes e, ao final da investigação, foi possível diagnosticar que essas sofreram mudanças de formas distintas para cada indivíduo. Houve a construção de concepções que buscam o desenvolvimento de posturas ativas dos alunos, que passam a considerar seu nível de desenvolvimento operatório e que apontam para o desenvolvimento de conceitos de forma contextualizada. Os resultados obtidos sugerem que novas concepções passaram a ser consideradas na "ecologia conceitual" dos professores em formação. Em alguns casos, a aplicação dessas idéias pareceu estar condicionada a contextos. A experiência traz reflexões sobre o processo de formação inicial de professores e aponta para a necessidade de cursos de formação continuada que possibilitem a análise e a avaliação de diferentes concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem.
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