RIBEIRO, Eveline Borges Vilela
Formação de professores de ciências e educação inclusiva em uma instituição de ensino superior em Jataí- GO
Jataí/GO, Universidade Federal de Goiás, UFG, 2011. 107p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Anna M. Canavarro Benite).
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Resumo |
A comunidade científica é consensual quanto à importância de uma boa formação inicial para os professores e aderem ainda à idéia de que é necessária maior valorização docente. Tendo em vista esses aspectos, urge discutir os aspectos políticos, epistêmicos e pedagógicos dessa formação a fim de possibilitar compreensão crítica a respeito do tema. Além disso, sob a ótica da diversidade, realizamos uma discussão sobre a formação de professores de ciências para a Inclusão e sobre a diferença como uma característica da espécie humana e que isso, por si só, já advoga em favor da Inclusão escolar. Investigamos como uma Instituição de Ensino Superior em Jataí-Goiás (IES/Jataí) vem se preparando para responder à perspectiva da educação inclusiva no que diz respeito aos seus cursos de formação de professores de ciências (Biologia, Física, Matemática e Química) e para receber estudantes com deficiência. Para isso, realizamos um estudo de caso nos cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química através da aplicação de questionários, realização de entrevistas e análise dos Projetos Pedagógicos desses cursos. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo e análise qualitativa. Nossos resultados apontam que embora a maioria dos docentes tenha se mostrado receptiva às propostas da Educação Inclusiva (EI), não se sentem preparados para atuar e nem para formar para a diversidade. Ressaltamos a importância da pesquisa em educação para a constituição de docentes com melhores percepções de EI. Cabe como denúncia, e não como crítica, que os cursos de ciências analisados não apresentam nenhum tipo de formação para a diversidade.
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