OLIVEIRA, CATIA FABIANE REIS CASTRO DE
Formação de professores de ciências dos anos iniciais: uma proposta de sequência didática problematizadora com o conteúdo queimadas
Campo Grande/MS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2017. 20p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: VERA DE MATTOS MACHADO).
|
Resumo |
Esta dissertação descreve uma pesquisa do tipo qualitativa com uma abordagem colaborativa que teve como objetivo analisar uma proposta de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental pautada na elaboração de sequências didáticas (SD) problematizadoras, identificando suas possibilidades e limitações para a prática pedagógica no ensino de Ciências Naturais. Para isso, o aporte teórico para a formação de professores é a pedagogia libertadora de Paulo Freire, que pressupõe uma educação problematizadora em que os conteúdos devem receber uma abordagem a partir da problemática local. Então, o processo didático-metodológico de como ensinar passa pelos três momentos pedagógicos: a problematização – estudo da realidade –, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento, conforme proposto por Delizoicov, Angotti e Pernambuco a partir do pensamento de Freire. E, considerando a SD como diretriz tanto para a formação de professores como para o trabalho docente, utilizamos Zabala, cujas ideias se coadunam com as de Freire no que diz respeito a um posicionamento político por parte do educador que se reflete nas suas escolhas em sala de aula. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o perfil das professoras pesquisadas; as atividades de mapa mental e de como eu me tornei professora, que é uma atividade narrativa-reflexiva; o roteiro de entrevista; e três questionários: o memorial da ação docente no ensino de Ciências, o pensamento docente sobre o ensino de Ciências e o questionário final que avalia a formação de professores oferecida e a SD. Para compor a análise dos dados, eles foram categorizados em dois grandes grupos: (i) identificação dos participantes e (ii) prática pedagógica e ensino de Ciências. A análise dos dados foi desenvolvida conforme os critérios metodológicos da análise de conteúdo de Bardin. Na pré-análise foi considerado o conteúdo obtido com os instrumentos de coleta de dados. Na exploração do material, foi observada a relação entre as respostas e como estas poderiam ser (ou não) condicionantes para uma prática pedagógica contextualizada. No tratamento dos resultados realizaram-se a condensação e o destaque das informações analisadas, culminando em interpretações e inferências. Os dados indicam que a formação continuada de professores nesse formato colaborativo, utilizando a SD como diretriz da formação e da organização docente, contribui para a reorganização da prática pedagógica do professor de Ciências Naturais.
|