PEREIRA, José Everaldo
FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE INTERPRETAR GRÁFICOS CARTESIANOS EM LICENCIANDOS EM QUÍMICA SEGUNDO A TEORIA DE P. YA. GALPERIN
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2013. 334p. Tese de Doutorado. (Orientador: Isauro Beltrán Nunez).
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Resumo |
É notória nas discussões da área de Didática das Ciências a necessidade de que os estudantes não só aprendam teorias, leis e conceitos, mas que também desenvolvam habilidades que lhes permitam o agir competente para a cidadania crítica. Nessa perspectiva, algumas das habilidades para a aprendizagem das ciências naturais devem ser ensinadas de modo consciente, intencional e planejadas, como componente dessa competência básica. Estudos nos últimos vinte anos têm mostrado que estudantes e professores têm diversas dificuldades no desenvolvimento de habilidades, dentre elas, a de interpretar gráficos cartesianos, essencial para a compreensão das Ciências Naturais. Nesse sentido, o desenvolvimento desse conhecimento profissional na formação inicial de futuros professores de Química passa a ser estratégico não apenas para saber utilizá-lo, mas para saber ensiná-lo. Esta pesquisa teve como objetivo geral a organização, o desenvolvimento e o estudo de um processo de formação da habilidade de interpretar gráficos cartesianos como parte do conhecimento profissional docente, a partir de uma experiência formativa com seis estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para o desenvolvimento dessa habilidade, utilizamos como referencial a Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin e seus seguintes indicadores qualitativos: forma da ação, grau de generalização, grau de consciência, grau de independência e grau de solidez. A pesquisa, de natureza qualitativa, privilegiou como instrumentos de coleta de dados o registro de atividades dos licenciandos, a observação, o questionário e testes diagnósticos. No primeiro momento, foi planejado um Sistema Didático para o desenvolvimento da habilidade de interpretar gráficos cartesianos, com base nos pressupostos e etapas da Teoria de Galperin. No segundo momento, o referido Sistema foi aplicado junto aos licenciandos e o processo de formação da habilidade foi desenvolvido. Os resultados mostraram a possibilidade de formar a habilidade com consciência do sistema de operações invariante, com alto grau de generalização e internalizada a invariante operacional no plano mental. Os estudantes manifestaram as contribuições positivas desse tipo de experiência formativa. A pesquisa, por sua vez, revela a importância de se aprofundar na compreensão didática das individualidades no processo de assimilação, segundo a Teoria de Galperin, quando se trata da atualização de habilidades como parte do conhecimento profissional docente.
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