FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: um estudo na Regional de Videira

RIBEIRO, ARA PARAGUASSU
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA: um estudo na Regional de Videira
Caçador/SC, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, UNIARP, 2017. 146p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: LUDIMAR PEGORARO).

Resumo O desenvolvimento de uma nação e até mesmo o desenvolvimento regional começa pelas melhorias na educação, tanto no espaço físico das nossas escolas, materiais didáticos, merenda escolar, como em uma sólida formação inicial e continuada. Com base nessa reflexão este estudo tem como tema principal a formação de professores de química, tendo como objetivo principal verificar como a formação inicial e continuada pode contribuir para qualificar a prática pedagógica dos professores de química do Ensino Médio da Regional de Videira, destacando a importância e o papel dos referidos profissionais como transformadores críticos da realidade educacional, os desafios docentes na atualidade e currículo, especialmente a relação teoria/prática proporcionada na disciplina de Química do Ensino Médio da Regional de Videira – SC a partir de contribuições de autores como Tardif e Pimenta. A metodologia da dissertação é constituída da pesquisa de natureza básica, utilizando o método da pesquisa-ação. Conclui-se que o investimento em formação de professores, especialmente da área de química, alcança uma mudança concreta em aplicação de conceitos aliados à prática, especialmente quando desfrutam de novos processos metodológicos, cuja condição é favorecida na formação continuada que propicia espaços para aliar teoria e prática, ofertando condições objetivas de que estes profissionais possam trabalhar com segurança e eficiência dentro da realidade escolar.
Nível EM
URL https://acervo.uniarp.edu.br/?p=838