Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola

GABINI, Wanderlei Sebastião
Formação continuada de professores de química: enfrentando coletivamente o desafio da informática na escola
Bauru/SP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Educação para a Ciência, 2008. 297p. Tese de Doutorado. (Orientador: Renato Eugenio da Silva Diniz).

Resumo A presente pesquisa foi realizada com o propósito de analisar e compreender um processo de formação continuada de professores visando promover a inserção da informática nas aulas de química. Tal ação teve seu desenvolvimento pautado na racionalidade prática e na reflexão crítica sobre o trabalho docente, sendo mediada pela educação à distância. O estudo desenvolveu-se com um grupo de professores de química de escolas públicas estaduais na região de jaú (sp). Através de encontros presenciais e de interações em um ambiente virtual de aprendizagem, buscou-se estabelecer um vínculo constante entre a realidade do professor e a formação continuada. Foram utilizados diferentes recursos metodológicos que possibilitaram aos docentes o contato com materiais diversificados, a análise de softwares, a elaboração material didático, bem como a atuação com seus alunos na sala de informática das escolas. Na organização dos dados foram trabalhados três eixos principais: formação e trabalho docente, ensino de química e uso da informática. A investigação evidenciou elementos-chave para subsidiar propostas de formação continuada e envolveu reflexão e planejamento como meios para desencadear reformulações tanto na percepção dos professores em relação ao papel da informática nas aulas de química como na utilização desse recurso em sala de aula.