Formação continuada de professores de química buscando inovação, autonomia e coloboração: análise do desenvolvimento e seus conhecimentos sobre modelagem a partir de envolvimento em pesquisa-ação e um grupo colaborativo

FIGUEIREDO, Kristianne Lina
Formação continuada de professores de química buscando inovação, autonomia e coloboração: análise do desenvolvimento e seus conhecimentos sobre modelagem a partir de envolvimento em pesquisa-ação e um grupo colaborativo
Belo Horizonte/MG, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Educação, 2008. 266p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Rosária da Silva Justi).

Resumo Este projeto fundamentou-se em uma perspectiva de formação docente orientada pela racionalidade prática. O projeto se caracterizou pelo envolvimento de professores de química em um grupo colaborativo de pesquisa-ação que tinha como objetivo geral promover o desenvolvimento dos conhecimentos destes sobre modelos e modelagem no ensino de química. O processo de formação foi realizado em 24 encontros quinzenais, projetados segundo o Modelo de Raciocínio Pedagógico (Wilson, Shulman & Richert, 1987 apud Feldman, 1996) docente, com duração de três horas, que foram divididos em dois grandes momentos: (i) a instrução dos professores sob uma perspectiva construtivista, na qual se desenvolveu abordagens teórica e prática sobre modelos e modelagem na ciência e no ensino de ciências, e (ii) a realização de uma pesquisa-ação colaborativa pelos participantes, a qual envolveu essencialmente a elaboração de uma estratégia de ensino, para um tópico específico da disciplina, baseada no diagrama Modelo de Modelagem (Justi & Gilbert, 2002), a aplicação dessa estratégia pelos professores em seus respectivos contextos de sala de aula e as discussões e reflexões para, na e sobre cada uma dessas etapas compartilhadas dentro o grupo. Este projeto buscou investigar as influências (i) da participação em um projeto de formação continuada a partir da colaboração e da pesquisa-ação no desenvolvimento do conhecimento das professoras sobre modelos e modelagem e (ii) da condução de uma pesquisa-ação colaborativa em suas práticas docentes. Duas professoras foram investigadas usando os registros em vídeo de todos os encontros do grupo e das aulas nas quais elas aplicaram a estratégia de ensino, além de entrevistas individuais conduzidas em diferentes momentos do processo. A análise dos resultados indicou que: (i) as professoras demonstraram uma evolução significativa em seus conhecimentos; (ii) suas práticas docentes sofreram mudanças, dentro das limitações de seus contextos escolares; (iii) as mudanças na prática pareceram estar associadas aos vários momentos de reflexões das professoras sobre o processo vivenciado e suas auto-reflexões sobre sua prática e elas mesmas como professoras.