DANTAS, Josivânia Marisa
Fermentação da cana-de-açúcar: um contexto para o ensino de álcoois
Natal/RN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2002. 73p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Adelaide Maria Vieira Viveiros, Francisco Gurgel de Azevedo).
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Resumo |
Foi elaborado um material didático contextualizado - unidade de ensino - para ser usado em sala de aula, com o objetivo de ensinar Álcoois no nível médio. O contexto escolhido foi a produção de etanol via fermentação da cana-de-açúcar, com base no processo utilizado na Usina São Francisco, localizada em Ceará-Mirim - RN. A unidade de ensino assim elaborada, foi testada com alunos do 3° ano de uma escola pública em Ceará-Mirim, através de discussões, trabalhos em grupos, relatos escritos e verbais e outras atividades, procurando sempre promover a participação dos alunos. Os resultados obtidos mostram, claramente, um melhor desempenho dos alunos tanto no que diz respeito à motivação pelas aulas, quanto à participação durante as aulas e ao aproveitamento. Portanto, pode-se afirmar que os alunos, em geral, não tiveram maiores dificuldades e absorveram bem esse tipo de trabalho.
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