MIRALDO, João Rogério
Experimentação em química: alternativas para a termoquímica no ensino médio
Campinas/SP, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2008. 100p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: José de Alencar Simoni).
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Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo fornecer situações experimentais para o ensino de Termoquímica no nível médio como forma alternativa para o ensino desse conteúdo. Para tanto, propõe-se uma metodologia baseada na experimentação, além de um texto que fornece as bases teóricas do assunto. A partir da análise de uma série de livros didáticos tradicionais e materiais apostilados de escolas tradicionais e de grande significação no mercado livreiro, propõe-se uma série de experimentos que levam em consideração alguns aspectos importantes: os conteúdos presentes nos programas oficiais de ensino de Química em nível estadual e federal e dos materiais didáticos; materiais de fácil acesso e de baixo custo que viabilizem sua prática dentro de escolas públicas; experimentos que fundamentam conceitos importantes em Termoquímica; experimentos que dêem ao aluno e ao professor a possibilidade de tratar do assunto de uma forma diferente daquela tradicionalmente encontrada nos livros-texto nacionais, adotados no ensino médio do Brasil. A base desse trabalho está na construção de um detector sensível de temperatura, muito mais preciso e barato que um termômetro com sensibilidade equivalente, que é usado na determinação de propriedades termodinâmicas como: capacidades caloríficas, energias em processos de solução, energia em reações químicas e processos de transformação de fase. Os experimentos desenvolvidos forma testados em laboratório químico com rigor e adaptados para o ensino médio. Os resultados experimentais são apresentados de forma a permitir ao professor uma análise critica dos possíveis valores a serem obtidos pelos alunos, assim como os erros, incertezas e aproximações necessárias. O trabalho também propõe uma possível seqüência de apresentação do conteúdo, de certa forma, parecido ao que frequentemente se apresenta em livros de termodinâmica. Essa forma permite ao aluno uma visão mais compacta do assunto, já que contempla o conteúdo de termologia ensinado em física com a energética ensinada em química.
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