Evolução do atomismo em sala de aula: mudança de perfis conceituais

MORTIMER, Eduardo Fleury
Evolução do atomismo em sala de aula: mudança de perfis conceituais
/SP, Universidade de São Paulo, USP, 1994. 292p. Tese de Doutorado. (Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho).

Resumo Estuda a evolução das concepções atomistas e do uso dessas concepções na explicação dos estados físicos dos materiais, entre estudantes de uma classe da 8a série de 1º grau. Analisa pré e pós-testes e seqüências transcritas da gravação do processo de ensino. Para a elaboração de proposta de ensino foram usados elementos da teoria piagetiana, principalmente o modelo de equilibração majorante e as idéias sobre generalização, como também elementos das estratégias de ensino para mudança conceitual. A análise e revisão crítica desses elementos, juntamente com a noção de perfil epistemológico de Bachelard, permite a construção de um novo modelo para a análise da evolução conceitual em sala de aula. Este modelo difere do modelo de mudança conceitual ao sugerir que a construção de novos conceitos não pressupõe o abandono das concepções prévias, mas a tomada de consciência do contexto em que elas são aplicáveis. O objetivo do ensino torna-se, portanto, a evolução de um perfil conceitual, através da construção de novas áreas desse perfil e da tomada de consciência do domínio onde cada área é aplicável. Esse modelo de perfis conceituais possibilita a escolha das categorias de análise das respostas dos alunos, bem como sugere elementos a serem analisados no processo de ensino, como, por exemplo, a superação dos obstáculos, a construção do atomismo clássico e a tomada de consciência do novo perfil. Na análise do processo de ensino procura destacar, também, o papel dos mediadores - professor, linguagem, estrutura das atividades, etc. - no processo de construção do conhecimento, usando uma abordagem baseada na teoria de Vygotsky.