CUNHA, Aparecida Miranda
Evasão do curso de Química da UnB: A interpretação do aluno evadido
Brasilia/DF, Universidade de Brasília, UnB, 1997. 137p. Dissertação de Mestrado. (Orientador: Elizabeth Tunes).
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Resumo |
O estudo da evasão do aluno do curso de Química foi o escopo deste trabalho. O objetivo era conhecer as razões que levaram alunos da UnB, que ingressaram por vestibular, a saírem do curso antes da sua conclusão. Para a composição da amostra, tomou-se o universo dos evadidos do curso no período compreendido entre o primeiro semestre de 1990 e o segundo semestre de 1995. Pelo procedimento da amostragem aleatória, foram sorteados 23 ex-alunos, os quais, posteriormente, foram entrevistados. Com base na análise do fluxo de entrada e saída de alunos do curso de Química e dos motivos para a evasão apresentados pelos ex-alunos nas entrevistas, pôde-se constatar que a evasão é conseqüência de aspectos intrínsecos ao curso e também de condições estruturais e administrativas que caracterizam o sistema de graduação vigente na UnB. Segundo a perspectiva do aluno evadido, os motivos que o levaram a sair do curso relacionam-se a aspectos da vida escolar anterior à entrada na Universidade, às expectativas não correspondidas pelo curso, ao intrincado funcionamento do sistema acadêmico da graduação e, ainda, às experiências pessoais e interpessoais vividas durante a sua permanência no curso e na UnB. O estudo levou a uma nova compreensão do problema da evasão universitária. Do ponto de vista do aluno evadido, a evasão é motivada pelo que encontra durante a sua passagem pelo curso e acredita que não pode mudar. Neste sentido, para o aluno evadido do curso de Química, a evasão toma a conotação de uma resposta na forma de um protesto, mais do que de um fracasso. Os resultados mostram a necessidade de urgentes mudanças no encaminhamento de procedimentos acadêmicos, passando pela necessidade da retomada da orientação sistemática e continuada ao estudante de graduação - seja da parte do professor, seja da parte do profissional que atua junto ao estudante -, até a revisão da proposta curricular atual do curso de Química, levando à redefinição do papel do aluno e do professor deste curso.
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